Localização ›  Rua João Moreira Maciel 470 - Porto Alegre/RS      Associe-se ao Clube de Regatas Guaíba ›  51 3342.2197

ESTRELA GUIA

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DO ESPORTE

O Estrela Guia é o projeto de construção da cidadania através do esporte envolvendo um trabalho desportivo e lúdico com grupos de adolescentes que residem nos bairros do entorno do GPA. A idéia central é utilizar a prática do remo como “pano de fundo” para a realização de atividades que, além do natural desenvolvimento físico-motor dos participantes, atinja o plano psico-social, promovendo o desenvolvimento da solidariedade, da sociabilidade e da consciência ecológica.

              

A crença que embasa o projeto é de que o esporte de uma maneira geral e o remo de uma maneira muito especial são meios bastante eficazes na formação de indivíduos fisicamente sadios e socialmente integrados. Os objetivos gerais do Projeto Estrela Guia e a justificativa para persegui-los são explicitados usando como metáfora uma estrela de cinco pontas, símbolo do GPA. Cada ponta representa um eixo do projeto que se erradia para dentro e para fora dos limites deste.

 

- Eixo da Saúde: um ponto diferenciador do remo é o retorno físico-motor e psíquico para quem o pratica. . Entre os jovens, as drogas têm sido fonte de terríveis distúrbios físicos e sociais. O esporte em geral e o remo, em particular, são importantes ferramentas de combate a esses males, atuando de forma preventiva e corretiva.

 

- Eixo da Cidadania: não menos importante que o aspecto físico é a formação psicossocial dos indivíduos. O remo traz nos seus fundamentos importantes valores que se sedimentam nos praticantes, ajudando em sua formação como cidadãos. Disseminar estes valores na sociedade, sobretudo entre os mais jovens, é missão das entidades que administram e “fazem” o esporte no país.

 

- Eixo da Ecologia: a par dos incomparáveis benefícios físicos e psicológicos que trazem aos seus praticantes e de sua inegável beleza plástica, o remo oportuniza um intenso contato com a natureza, o que é muito importante na promoção da educação ambiental e na construção de uma relação harmônica do homem com o meio ambiente.

 

- Eixo do Fomento do Esporte: o remo vem apresentando ao longo das últimas décadas um preocupante decréscimo no número de praticantes. Desta forma, o aumento do número de praticantes e aficionados do remo é um objetivo perseguido pelo projeto. Isto deverá ocorrer não só através dos participantes diretos do projeto, mas também por conta do efeito multiplicador resultante, decorrente tanto da divulgação direta pelos participantes em suas comunidades, quanto pela eventual divulgação do projeto na mídia.

 

- Eixo do Rendimento: se o remo “encolheu” no aspecto quantitativo, o mesmo ocorreu (até como conseqüência natural) no aspecto qualitativo. Um projeto, como o que se propõe, pode marcar uma nova fase para este esporte, uma vez que a disposição e os sinais de mudança são evidentes, muito em função das Olimpíadas do Rio em 2016.

 

Após ver os cinco eixos, fica claro que além do trabalho de formação/iniciação, o projeto inclui a preparação de equipe competitiva, com egressos do projeto e outros atletas formados pelo clube. Competindo em diversas categorias, tem-se alcançado expressivos resultados em nível regional e nacional.

 

Abaixo temos dois vídeos explicativos. No primeiro a RBS TV destacou o sucesso do projeto no programa RBS Esporte de 6/6/2009. O segundo demonstra o efeito benéfico junto às crianças.


ASSOCIE-SE

Raríssimas instituições têm uma existência de mais de 100 anos. Número menor ainda atinge esta marca fiel a sua missão e princípios

 

Venha remar conosco!

Saiba Mais ›

Top