Localização ›  Rua João Moreira Maciel 470 - Porto Alegre/RS      Associe-se ao Clube de Regatas Guaíba ›  51 3342.2197

CARACTERÍSTICAS

Remo - Técnica, Sincronia de Movimentos, Força e Preparo Físico

O remo é um dos mais antigos e tradicionais esportes. Esporte olímpico desde 1900, o remo na forma moderna se originou na Inglaterra. No Brasil, o remo gaúcho é o pioneiro e o GPA, fundado em 1888 pela comunidade germânica de Porto Alegre, é o clube de remo mais antigo do país. A prática do remo conjuga técnica, sincronia de movimentos, força e preparo físico. O remo é a melhor modalidade esportiva para desenvolver o bem-estar físico geral (queima mais calorias, proporciona maior desenvolvimento muscular e cardiovascular e aprimora a flexibilidade e coordenação motora em alto grau). Adicionalmente, é um esporte de grande beleza plástica, que proporciona um saudável contato com a água e a natureza e que pode ser praticado por atletas de todas as idades. O GPA conta com excelente estrutura para a prática, desde o aprendizado até o alto desempenho, passando também pelo lazer/manutenção da forma física. Além de excelente flotilha, o clube dispõe de vários ergômetros e bem equipada sala de musculação. Para aprendizado, existe um tanque para até 6 remadores, onde os alunos recebem suas primeiras lições antes de irem para água.

 

Barcos e Remos:

 

Para praticar o esporte são necessários o barco e os remos, os quais são usados para propulsão. Estes últimos possuem de 250 a 300 cm de comprimento com uma pá de cerca de 50 cm por 25 cm em sua extremidade. Dividem-se em:

 

- remos “de ponta” ou “palamenta simples”, onde cada remador segura apenas um remo com ambas as mãos, mais longo;

- remos “de palamenta dupla”, onde cada atleta segura um remo em cada mão.

 

Nos remos de palamenta simples, o remo a direita do atleta é o remo de bombordo, e aquele à esquerda, boreste. Os remos clássicos eram feitos de madeira, mas os modernos são construídos em material sintético, especialmente a fibra de carbono.

 

Os barcos de competição de remo são longos e formados por uma secção semi-circular, a fim de reduzir ao mínimo a resistência da água. O atleta senta-se em um assento que desliza sobre trilhos fixados na estruturas do barco, acima do nível da água. Desloca o barco com o movimento de seu corpo ao puxar o remo. Originalmente construídos em madeira, os barcos hoje são quase todos feitos de materiais compostos de fibra de carbono e plástico, que lhes conferem vantagens no peso e resistência. Por serem confeccionados neste tipo de material, os barcos atingem preços bastante elevados, chegando a mais de R$ 50.000,00 os modelos mais caros. Existem vários tipos de barcos, que são classificados de acordo com:

 

- Número de remadores: nas modernas competições, um, dois, quatro ou oito atletas;

- Palamenta simples ou palamenta dupla;

- Timoneiro: barcos com timoneiro, na proa ou na ré do barco (frente ou parte traseira do barco), ou barcos sem timoneiro;

 

Assim, existem oito classes de barcos, sendo três de palamenta dupla e cinco de palamenta simples, conforme a seguir:

 

- Single Skiff (1x) - Um remador com dois remos

- Double Skiff (2x) - Dois remadores com dois remos

- Four Skiff (4x) - Quatro remadores com dois remos

- Dois Com (2+) - Dois remadores com apenas um remo para cada atleta e timoneiro

- Dois Sem (2-) - Dois remadores com apenas um remo para cada atleta

- Quatro Com (4+) - Quatro remadores com apenas um remo para cada atleta e timoneiro

- Quatro Sem (4-) - Quatro remadores com apenas um remo para cada atleta

- Oito Com (8+) - Oito remadores com apenas um remo para cada atleta e timoneiro

 

Nas provas individuais de Peso Leve, o máximo é de 59kg no Feminino e 72,5kg no Masculino, e a média do barco nas provas coletivas não pode superar 57kg, entre as mulheres, e 70kg entre os homens. As provas são sempre em lagos, lagoas ou rios de águas calmas, em geral na distância olímpica de 2.000 metros. O remo trabalha todos os grupamentos musculares do corpo humano, com benefício para os sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, podendo ser praticado por qualquer faixa etárias. Em algumas competições há provas nas categorias Infantil (até 14 anos) e Máster (acima de 27 anos, desde que tenha ficado pelo menos um ano sem competir, até mais de 85). Como em todos os esportes, para atingir o alto rendimento é preciso determinação e disciplina, pois o treinamento é pesado e sistemático. Mas recompensador, com ou sem medalha, dentro e fora d'água.

 

Junte-se a nós. :)


ASSOCIE-SE

Raríssimas instituições têm uma existência de mais de 100 anos. Número menor ainda atinge esta marca fiel a sua missão e princípios

 

Venha remar conosco!

Saiba Mais ›

Top